05/04/2023 às 11:37 Casamentos

Como escolher os fotógrafos para o meu casamento?

17
2min de leitura

Esta é sempre uma dúvida dos noivos. Nunca casaram, não fazem ideia do que devem ter em conta quando escolhem o fotógrafo. Estamos aqui para ajudar.

Em primeiro lugar há algo que devem ter em conta, e é o ponto de partida, as imagens são a única coisa que fica do dia. Não há mais nada para ver, reviver, mostrar, recordar, para além das imagens. São estas que vão poder mostrar aos vossos filhos e netos, que os vossos netos mostrarão aos bisnetos, e que vos farão inesquecíveis e imortais para todo o sempre. Enquanto houver memórias as pessoas não morrem. Posto isto, jamais devem deixar o registo destas memórias longe de profissionais. O "primo" por muito que fotografe bem não é profissional, não tem experiência e fotografar um casamento é extremamente exigente. Lembrem-se que não é possível repetir o dia, não deixem as imagens em mão alheias.

Identificarem-se com o estilo de imagens. Este é o ponto mais importante. Sabemos que um casamento é muito dispendioso e que, nem sempre, o orçamento é suficiente para tudo o que querem. Mas, jamais escolham o fotógrafo baseado no preço. Façam ajustes noutros gastos. Por exemplo, são mesmo necessários balões? Poluem, matam uma série de animais e são caros.

Pode parecer que estamos a "puxar a brasa à nossa sardinha", mas escolher um fotógrafo baseado no preço é o maior erro que cometem. Há fotógrafos para vários valores, cada um com as suas diferenças, experiências, técnicas, olhar e trabalho artístico. Se querem ter boas imagens do vosso casamento, escolham baseado no portfólio. Podem, neste ponto, escolher 3 fotógrafos que gostem.

É sempre muito importante verem vários trabalhos, vários portfólios, várias formas de trabalhar.

Peçam uma proposta e analisem tudo muito bem. A forma de trabalhar, o que está incluído, prazos, etc...

Reúnam. É muito importante perceber a empatia com os vossos fotógrafos. Perceber bem como trabalham, que estilo de trabalho fazem, não se esqueçam que são os profissionais que passam mais horas do dia convosco. Desde a preparação até à festa. Se não há empatia, de parte a parte, pode ser uma frustração e o resultado não ser o esperado. E o dia do casamento é uma experiência que vocês querem que sejam feliz e agradável.

Perceber bem a forma como trabalham. Se fazem ou não fotografias formais, se vendem fotografias no local, se terão de despender muito tempo na sessão fotográfica convosco, se são profissionais que encenam tudo, se, pelo contrário, fazem fotoreportagem e vos deixam aproveitar o dia.

Os fotógrafos não trabalham todos da mesma maneira, não entregam os mesmos materiais, não têm os mesmos prazos... há que analisar tudo muito bem e escolher, dentro do portfólio que gostam, o que melhor se enquadra naquilo que pretendem. Não vale não ler bem as condições e depois reclamar que outro colega fazia assim ou assado... há que ler tudo bem, reunir, colocar todas as questões e escolher.

Esperamos que tenha sido útil! Qualquer dúvida, estamos aqui.

Até já!!!

05 Abr 2023

Como escolher os fotógrafos para o meu casamento?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL